Arquivo do blog

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Entrevista com a Senhora M.C.V., 67 anos, moradora por cerca de 30 anos.

A senhora M.C.V. ao ser entrevistada sobre o Periperi nos conta que quando chegou ao bairro o local era muito cheio de arvores e mato, não tinha tantas casas como atualmente tem, as pessoas eram mas pacatas e ficavam nas portas de suas casas conversando tranquilamente ao final da tarde, ela conta que nessa época ainda não tinha as rodovias, e a locomoção era feita somente através do trem ou de carroças que ainda passavam por ali. Quanto ao bairro ser antigas fazenda ela diz que não sabia, mas depois do relato histórico sobre o bairro ela pode associar o porque das tantas arvores de frutas diversas que existia no local logo quando foi morar em Periperi.  
A senhora M.C.V. diz que sabia sobre a relação entre o nome Periperi com alguma coisa indígena,mais não tinha ideia que os antigos moradores eram os índios. Conta que ficou muito feliz em descobrir essas novas informações, que para ela até então eram novas (risos), a senhora conta que ficou muito animada com a iniciativa que tivemos em pesquisar sobre um bairro, que ela chama de "tão original".  
Durante a conversa relatei que segundo a historia Periperi era uma região de veraneio para a população de classe alta, e então perguntei se ela recordava como se caracterizava a população quando ela  foi mora no bairro entre as décadas de 70 / 80 e ela, muito agradável, me respondeu dizendo que quando foi morar em Periperi ela  percebia uma população mista, predominantemente de pessoas simples, mas humilde. Ela ainda conta que as opções de diversões estavam restritas a Praça da Revolução, unica praça existente no local na época, tempos depois foi inaugurada a praça do Sol, ela conta ainda que aos finais de semana gostava de ir a igrejinha que esta localizada até hoje na avenida principal, essa então era as opções de lazer naquela época.   
Após essa agradavel entrevista em forma de conversa, percebi o quanto é importante difundir o maximo possivel do conhecimento historico, não só nas escolas, mas além delas, considerando o que diz Constituição Federal:

 "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa..." 

Portanto pretendo dar continuidade a este blog disponibilzando informações sobre nossa cidade, nosso estado e nosso Brasil, trazendo questões culturais, curiosidades e deixando aberto sempre para questionamentos e duvidas possiveis que todos os interessados queram tirar.    

2 comentários:

Unknown disse...

Amo periperi principalmente a praça da revolução queria ver fotos da praça na década de 80 e 90

Priscila disse...

Olá Jonas, estarei atualizando em breve o bolg!